07/04/2016 14h21

Inspiradas no Vale do Silício, startups da RMVale se unem para criar a 'Paraíba Valley'

O Vale

A região do Vale do Silício (traduzido do inglês Silicon Valley), nos Estados Unidos, é muito conhecida por abrigar grandes empresas como Facebook, Google e a Apple.

Mas e se fosse possível ter um Paraíba Valley? Como se fosse um celeiro de startups nas cidades da RMVale?

Pois essa é proposta de 13 startups do Vale, que formaram um grupo para transformar a região em um polo de desenvolvimento de novas ideias e tecnologias. A meta é atrair mais empresas desse modelo, criando um 'ecossistema' de desenvolvimento, com a presença de investidores, empreendedores, além de profissionais e serviços.

O intuito é fazer com que todas as cidades da região sediem uma startup, assim como já acontece com as cidades de São José, Jacareí, Caçapava, Taubaté, entre outras.

Startups. Na visão de um dos fundadores e gerente de operações e marketing da startup Guichê Virtual, Halyson Valadão é importante que tenha uma união de startups para que elas possam ajudar as que estão surgindo.

"A geração mais nova tem vontade de criar o novo e tem mais insegurança, então com essa união podemos ajudar umas às outras", afirmou.

Outra visão positiva para o Paraíba Valley é do Bernardo de Pádua, fundador da startup Quero Bolsa. "É um projeto muito interessante porque a região é muito boa pela logística, entre Rio e São Paulo, tem muitas faculdades, tem uma população boa e que tem talentos que podem ser lapidados", afirmou Pádua.

Instalada em Pindamonhangaba, a Designa é outra startup fundada por Michel Amaral, Miller Amaral e Fábio Rodrigues que enxergam um potencial no Vale e incentiva o compartilhamento de ideias para um mundo melhor e de pessoas e profissionais melhores.

"Não tenha medo de compartilhar suas ideias, compartilhar o que vocês fazem de melhor.
Quando você compartilha, você recebe algo de volta e alimenta o ciclo de aprendizado contínuo", disse Amaral.

Região tem tido destaque na área

Quatro 'startups' de São José dos Campos estão entre as 100 melhores do Brasil.
É o que diz o ranking do movimento '100 Open Startups', que busca conectar pequenas empresas com multinacionais.

Foram avaliadas quais as propostas mais inovadoras entre 1.500 candidatas, que participaram do movimento entre julho e dezembro de 2015.

De São José foram escolhidas as startups Go Touch, Treevia Forest Technologies, Livre e a Intelectron, com ideias inovadoras para ajudar o monitoramento florestal, tornar mais seguro e ergonômico o ambiente de trabalho, ajudar cadeirantes e até criar tótens multifuncionais. As startups são empresas novas, pequenas e que desenvolvem novas tecnologias.

Três das quatro empresas são do programa de Incubadoras de São José, que é coordenado pelo Cecompi (Centro de Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista).